V Simpósio de Literatura Baiana

V Simpósio de Literatura Baiana

A quinta edição do Simpósio de Literatura Baiana do Campus XIV vem coroar as ações do Programa de Pós-Graduação em Literatura Baiana do nosso Departamento, no sentido de incentivar a pesquisa em torno das culturas produzidas em nosso Estado, com ênfase para a literatura, tanto de autores canônicos como aqueles que movimentam culturas de tradição oral. É importante frisar a importância do evento para a formação de novos pesquisadores e, também, para o incentivo à produção acadêmica e artística, no sentido de valorizar a cultura local e baiana. O evento será composto por apresentação de conferências e comunicações, mesas temáticas, oficinas e/ou minicursos e conversas com escritores/produtores culturais e convidados, além de exposições, apresentações artísticas e (re)lançamentos de livros.

A Universidade do Estado da Bahia vem desempenhando um papel primordial de interiorização, no vasto território baiano, do ensino público, gratuito e de qualidade. Tendo em vista sua maturidade e trilhando o caminho de sua consolidação, a universidade vem incentivando atividades de extensão, sem as quais não poderá se afirmar como uma instituição de excelência no cenário nacional. Assim sendo, a instituição preocupa-se com a qualidade do ensino e avança, no sentido de fortalecer a pesquisa e, também, a extensão – seu tripé de bases sólidas.

Nesse sentido, o V SIMPÓSIO DE LITERATURA BAIANA, organizado pelo Colegiado do Curso de Especialização em Literatura Baiana e pelo Grupo de Pesquisa Literatura e Diversidade Cultural: imaginário, linguagens, imagens (ambos deste Departamento), visa a incentivar a prática da pesquisa e da extensão na região de abrangência do Campus XIV. A presença de pesquisadores e escritores, pertencentes (ou não) ao quadro de outras instituições de ensino superior, tem um caráter de estímulo para os estudantes de graduação e da pós-graduação, assim como para toda a comunidade, alunos egressos da universidade, secundaristas, profissionais liberais e profissionais de educação em geral.

Sendo assim, a literatura baiana requer maior divulgação e nada mais natural que as instituições de ensino superior se dedicarem à promoção dessas leituras e estudos, haja vista o riquíssimo acervo ainda por ser conhecido por um público maior. Isto posto, sabe-se que a literatura de uma nação continental não pode se render às estantes de livrarias ou bibliotecas como estátuas. Desse modo, são as instituições acadêmicas responsáveis por dar abertura à produção literária de seu Estado. E a literatura baiana necessita de leitores e de promoção, uma vez que a crítica reconhece o seu valor e esse julgamento deve se tornar expressivo nos meios acadêmicos.

Com a realização do evento em sua quinta edição, conquistamos e vencemos mais um patamar com vistas à melhoria do quadro de formação de profissionais da educação na Região Sisaleira. Deste modo, também colaboramos para a consolidação da Pesquisa, Extensão e da Pós-graduação no Departamento para, assim, alcançar a valorização e divulgação das culturas sertaneja e baiana, com reflexos na autoestima dos agentes envolvidos: professores, estudantes, pesquisadores, escritores e comunidades externas ao Campus XIV e da região próxima.

Professor Dr. Luiz Antonio de Carvalho Valverde – UEFS (idealizador do evento, desde sua primeira edição)

Professora Dr.ª Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva – UNEB (coordenadora geral desta V edição)

Clique aqui para acessar o site do evento!