PROJETO DE PESQUISA – 2023
Projeto | Área do conhecimento:
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Coordenador (a) | Objetivo geral | Data de início/término |
1. COMPOSTANDO RESÍDUOS EM ADUBOS ORGÂNICOS: UMA ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL NO CAMPO |
AGRONOMIA |
RISELY FERRAZ ALMEIDA | O objetivo geral é gerenciar os resíduos produzido na área urbana e rural para produção de fertilizantes orgânicos, promovendo práticas que reduzem os resíduos enviados aos lixões e promovem a sustentabilidade no campo. | Início: 18 de setembro de 2023
Término: 31 de dezembro de 2023 |
2. CAMPUS CIENTÍFICO |
COMUNICAÇÃO |
NISIA ALEJANDRA RIZZO DE AZEVEDO | Mapear e divulgar a produção científica de discentes e docentes do campus XIV em canais próprios, em forma de jornalismo científico online, podcasts e materiais audiovisuais. | Início: 01 de abril de 2023
Término: 31 de dezembro de 2023 |
3. INVENTÁRIO DE FESTAS POPULARES EM CONCEIÇÃO DO COITÉ- VISIBILIDADES E INVISIBILIDADES DE MANIFESTAÇÕES FESTIVAS |
COMUNICAÇÃO |
CLEIDIANA PATRICIA COSTA RAMOS |
Realizar um inventário sobre as manifestações festivas ocorridas em Conceição do Coité, Bahia, sob o viés das teorias da comunicação, sobretudo a cibercultura, com apoio dos estudos em antropologias da festa e antropologia da imagem | Início: 01 de março de 2023
Término:04 de junho de 2023 |
4. EXPERIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DO TERRITÓRIO SO SISAL |
COMUNICAÇÃO |
MOISES DOS SANTOS VIANA |
Assim esse projeto de pesquisa pretende investigar as experiência, performances e estéticas da comunicação e suas relações sociais, especificamente os sujeitos sociais das comunidades do Território do Sisal. |
Início: 01 de março de 2023 Término: 20 de dezembro de 2023 |
5. EXPERIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: ASPECTOS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO |
COMUNICAÇÃO |
MOISES DOS SANTOS VIANA |
Analisar como se caracterizam os sistemas de inovação nas experiências da comunicação em ecossistemas de produção artesanal desenvolvidos no território do sisal. | Início: 21 de agosto de 2023
Término: 31 de dezembro de 2023 |
6. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERCULTURAL PARA AULA DE LÍNGUA INGLESA: O FOCO NA PRÁTICA | LETRAS | FERNANDO DA CONCEIÇÃO SODRÉ | Produzir material didático intercultural para aulas de língua inglesa que possam ser usados, sobretudo, nas escolas públicas da região sisaleira. |
Início: 20 de abril de 2023 Término: 12 de dezembro de 2023 |
7. AUTORIA FEMININA NA BAHIA: OLHARES | LETRAS | LÍLIAN ALMEIDA DE OLIVEIRA LIMA | Fazer o exercício intelectual de ampliar e descentrar o olhar em diversificadas direções que permitam compreender o multifacetado cenário de produção literária de autoria feminina a partir da Bahia, bem como as representações construídas em suas obras, as quais constituem por si mesmas uma fissura nos modelos hegemônicos há muito estabelecidos, é o objetivo geral deste projeto. | Início: 13 de março de 2023
Término: 20 de dezembro de 2023 |
8. LIVRO – POÉTICAS D’ EN.CRUZ.ILHADA: LITERATURAS BAIANAS | LETRAS |
LÍLIAN ALMEIDA DE OLIVEIRA LIMA
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Organização de um livro sobre Literaturas baianas | Início: 01 de fevereiro de 2023
Término: 30 de junho de 2023 |
9. CARTOGRAFIA DOS MOVIMENTOS DE EXTENSÃO DA UNEB | EDUCAÇÃO | ROSANE MEIRE VIEIRA DE JESUS | Compreender, através da cartografia, como a extensão universitária tem sido operada política e conceitualmente nos projetos extensionistas e seus respectivos relatórios, da UNEB, entre 2018 e 2021, na desconstrução de discursividades que possibilitem articular, interpelar, deslocar, legitimar e/ou contestar sentidos e lógicas que circulam neste campo social da extensão universitária. | Início: 01 de setembro de 2023
Término: 31 de dezembro de 2023 |
10. CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA POLÍTICA PÚBLICA NO AMBITO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER) PARA A AGRICULTURA FAMILIAR – EXECUTADO NOS ANOS DE 2015 A 2021 NO TERRITÓRIO DO SISAL | EDUCAÇÃO | MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA | Identificar as contribuições e limites da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a Agricultura Familiar no Território do Sisal, com vistas ao levantamento das ações que têm subsidiado a agricultura familiar para o desenvolvimento da produção e comercialização, no período de 2015 a 2021. Diante da égide do Materialismo Histórico Dialético, deve-se assumir um compromisso ético de se discorrer sobre a conjuntura política e social, para além do conhecimento teórico-científico – negar concepção de neutralidade da ciência e enfrentar a mercantilização do conhecimento científico pela classe dominante, tornando-o instrumento de enfrentamento na luta contra-hegemônica, em favor da luta social camponesa. | Início: 01 de setembro de 2023
Término: 30 de dezembro de 2023 |
11. ESCOLA, FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE GESTÃO, NO CONTEXTO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO SISAL | EDUCAÇÃO | MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA | Analisar concepções, práticas escolares e de gestão, perspectivas formativas no âmbito da escola (na cidade e no campo) e da organização do trabalho pedagógico, com vistas à caracterização da instituição escolar, dos processos formativos, da organização do trabalho pedagógico e da gestão, no contexto social do território de identidade do sisal. | Início: 31 de janeiro de 2021
Término:01 de dezembro de 2021 |
12. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PSICOLÓGICOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL HUMANITÁRIA: A HEAUTOGNOSE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DA (TRANS)FORMAÇÃO DO SUJEITO APRENDENTE | EDUCAÇÃO | IVANA LIBERTADOIRA BORGES CARNEIRO |
Refletir sobre a necessidade de uma educação integral humanitária que busque desenvolver o sujeito considerando sua condição de ratio, pathos, psyche, libertas. |
Início: 01 de setembro de 2023
Término: 14 de dezembro de 2023
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13. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA E NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL, EM PARTICULAR – UMA ANÁLISE SOBRE O PROPOSTO E O EXECUTADO NOS ANOS DE 2015 A 2021 | EDUCAÇÃO | MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA | Analisar as Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, com vistas ao levantamento das políticas que têm subsidiado a produção da Agricultura Familiar, bem como os limites que se apresentam para o pleno desenvolvimento da produção e comercialização dos pequenos agricultores familiares, no período de 2015 a 2021, tanto no Estado da Bahia, como no Território de Identidade do Sisal em particular. A ação do Estado para atendimento aos pequenos agricultores têm se efetivado, principalmente, pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional Alimentação Escolar (PENAE), Programa Nacional de Assistência Técnica de Extensão Rural (PRONATER). Por conseguinte, justifica-se analisar as políticas públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia. Interessa-nos, sobremaneira, a partir das construções e execuções de políticas públicas, investigar se as referidas políticas foram capazes de dimensionar materialmente as contradições e desigualdades existentes pela exploração do capital, da realidade das comunidades camponesas, ou não foram suficientes para responder adequadamente aos interesses destas comunidades. | Início: 01 de setembro de 2023
Término: 29 de dezembro de 2023 |
14. REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA, SEU ALCANCE DE ATENDIMENTO A PEQUENOS AGRICULTORES FAMILIARES E LIMITES CORRESPONDENTES NO PERÍODO DE 2015 A 2021 | EDUCAÇÃO | MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA |
Compreender o conteúdo e forma das Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, com vistas a o levantamento das políticas que têm subsidiado a produção da Agricultura Familiar, bem como os limites que se apresentam para o pleno desenvolvimento da produção e comercialização dos (as) pequenos (as) agricultores (as) familiares, no período de 2015 a 2021 |
Início: 01 de setembro de 2023
Término: 30 de dezembro de 2023 |
15. O IMPACTO DO PAA PARA A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL, NO PERÍODO DE 2015 A 2021 | EDUCAÇÃO | MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA | Analisar a Política Pública do PAA para o desenvolvimento do Estado da Bahia, com vistas ao levantamento de dados desta política especifica que têm subsidiado a produção da Agricultura Familiar, bem como os limites e os impactos que se apresentam para o pleno desenvolvimento da produção e comercialização dos pequenos agricultores familiares, no período de 2015 a 2021, tanto no Estado da Bahia, como no Território de Identidade do Sisal em particular. | Início: 01 de setembro de 2023
Término: 30 de dezembro de 2023 |
16. COMBINAMOS DE “ESCREVIVER ”! FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULOS E NARRATIVAS NEGRAS
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EDUCAÇÃO | IRIS VERENA SANTOS DE OLIVEIRA | Constituir uma rede colaborativa de profissionais da educação, como tecnologia social para o combate ao racismo institucional nas escolas brasileiras, com o intuito de estimular a discentes na construção/visibilização de práticas curriculares, tornando-as espaços para o acesso e a produção de escrevivências tratadas como metodologia de ensino, no enfrentamento ao genocídio e encarceramento em massa de jovens negros no Brasil. | Início: 01 de fevereiro de 2023
Término:01 de dezembro de 2023 |
17. SER PROFESSOR DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | EDUCAÇÃO | ANDRE LUIZ SIMOES PEDREIRA | Compreender como a formação filosófica em sua dimensão pedagógica é trabalhada na formação de professores, na perspectiva das concepções defendidas por professores formadores que ensinam Filosofia na Pedagogia. | Início: 01 de março de 2023
Término: 01 de dezembro de 2023 |
18. LIVRO DO OBEDUCS OBSERVATÓRIODA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TERRITÓRIO DO SISAL | ADMINISTRAÇÃO | ILZIMAR GLORIA FERREIRA OLIVEIRA | Efetivar o compromisso do OBEDUCS de dar visibilidade, promover, orientar, realizar e publicar estudos e pesquisas que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas à Educação Básica da Região, em observância ao que reza o seu Regimento. | Início: 01 de março de 2021
Término:30 de dezembro de 2021 |
19. ESTUDO DE TABUS LINGUÍSTICOS SOB O APORTE TEÓRICO DA SEMÂNTICA COGNITIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL | LINGUÍSTICA | NEILA MARIA OLIVEIRA SANTANA | Tem-se por objetivo geral, nesta pesquisa, identificar e estudar tabus linguísticos dos campos da religião, da homossexualidade, da doença, do palavrão, do sexo, entre outros, em diferentes gêneros textuais escritos nos séculos XIX, XX e XXI, visando compreender como a cognição, o conhecimento linguístico, o conhecimento cultural, o conhecimento enciclopédico se entrelaçam no estudo da significação e como processos semânticos, tão comuns na vida cotidiana, a exemplo da metáfora, da metonímia e por transformações de esquemas de imagens, dentre outros, refletem a maneira como o ser humano concebe a vida e o mundo que o cerca. | Inicio: 01 de março de 2023
Termino: 31 de Dezembro de 2023 |
20. CONCEPTUALIZAÇÕES METAFÓRICAS EM TEXTOS DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA LINGUÍSTICA COGNITIVA | LINGUÍSTICA | NEILA MARIA OLIVEIRA SANTANA | Realizar projetos conjuntos sobre conceptualizações (metafóricas e metonímicas) identificadas em espanhol e em português, através de parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidad Nacional de Córdoba (UNC) | Início: 01 de fevereiro de 2023
Término: 31 de dezembro de 2023 |
21. CONSTRUÇÕES PARENTÉTICAS EPISTÊMICAS EM VARIEDADES DO PORTUGUÊS: VARIAÇÃO E MUDANÇA | LINGUÍSTICA | CRISTINA DOS SANTOS CARVALHO | Este projeto de pesquisa, tendo em vista a sua temática, sua finalidade e o corpus da pesquisa, está vinculado ao grupo de pesquisa “Fala e contexto no português brasileiro – GCONPORT”, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao integrar a proposta desse grupo de pesquisa, busca-se, com este projeto, ampliar as pesquisas sobre variação e mudança linguísticas realizadas sob a perspectiva sociofuncionalista a partir de dados empíricos do português. O foco de atenção recai no exame de parentéticos epistêmicos verbais instanciados, de um lado, por (EU) CREIO (QUE), (EU) ACHO (QUE), (EU) PENSO (QUE), (EU) SUPONHO (QUE) etc e, do outro, por CREIO EU, ACHO EU, PENSO EU, SUPONHO EU etc. Assim, o projeto tem como objetivo geral analisar as construções parentéticas epistêmicas verbais, seus tipos, suas configurações formais e suas funções semântico-pragmáticas nas variedades brasileiras, europeias e africanas do português. | Inicio: 01 de janeiro de 2023
Termino: 31 de janeiro de 2023 |
22. I ENCONTRO EM EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE DO CAMPUS XIV | EDUCAÇÃO | JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO | Difundir a produção científica em educação e espiritualidade no campus XIV da UNEB e em outras instâncias de pesquisa. | Início: 29 de maio de 2023
Término: 01 de junho de 2023 |
23. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE | EDUCAÇÃO | JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO | Identificar os programas de pós-graduação em lato senso e stricto senso que tenha como linha de pesquisa educação e espiritualidade. |
Início: 01 de março de 2023 Término: 31 de dezembro de 2023
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24. ESCOLA, FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE GESTÃO, NO CONTEXTO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO SISAL | EDUCAÇÃO | MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA | Analisar concepções, práticas escolares e de gestão, perspectivas formativas no âmbito da escola (na cidade e no campo) e da organização do trabalho pedagógico, com vistas à caracterização da instituição escolar, dos processos formativos, da organização do trabalho pedagógico e da gestão, no contexto social do território de identidade do sisal | Início: 21 de março de 2023
Término: 20 de dezembro de 2023 |
25. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA DO CAMPUS XIV DA UNEB: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS | EDUCAÇÃO | JOSELITA ALVES DE MIRANDA | Analisar a organização curricular do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa do campus XIV da UNEB, desde a sua implantação até os dias atuais, verificando as alterações realizadas durante esse período. | Início: 01 de março de 2021
Término: 20 de dezembro de 2021 |
26. (RE)VELANDO “ARQUIVOS”- LITERATURAS E OUTRAS POÉTICAS TRANSNACIONAIS POSSÍVEIS: INVESTIGAÇÃO, REGISTRO E ESTUDO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICOS/CULTURAIS |
LETRAS |
ANDREA DO NASCIMENTO MASCARENHAS SILVA |
Identificar, (re) conhecer e estudar epistemologias, antropologias, geografias e [trans] textualidades subjetivas que, possam se fazer presentes e dadas à leitura em textos vários – da arte, da literatura, da cultural, com vistas a formatar/modelar arquivos alternativos para além do plano bibliográfico, em perspectiva tradutória e Intersemiótica (dos macro territórios aos territórios locais). | Início: 01 de março de 2023
Término: 15 de dezembro de 2023 |
27. (DES)LOCAMENTOS: RETRATOS DA LITERATURA BAIANA CONTEMPORÂNEA | LETRAS | ANDREA DO NASCIMENTO MASCARENHAS | Pesquisar o romance publicado por editoras baianas entre os anos 2000-2014, analisando essa produção literária e seu contexto sócio-histórico-cultural, de modo a construir um panorama da ficção baiana e contribuir para uma mais extensa compreensão do campo literário. | Início: 01 de fevereiro de 2021
Término:01 de dezembro de 2021 |
28. SISÁLIDA – EDITORA CARTONERA UNIVERSITÁRIA |
LETRAS
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ANDREA DO NASCIMENTO MASCARENHAS |
Constituir um ambiente de criação de livros ecológicos, de editoração e de artesanias em torno do objeto livro, com vistas a somar com a tônica maior da universidade, ao lado das ações de ensino aprendizagem, que é a construção de conhecimentos e saberes socialmente referenciados e relevantes para as comunidades universitária e externa ao Campus. | Início: 15 de março de 2023
Término: 15 de dezembro de 2023 |
29. A ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E SUAS CONEXÕES INTERNACIONAIS (1942-1960) | HISTÓRIA |
RICARDO DOS SANTOS BATISTA |
Analisar a relação entre o Serviço Especial de Saúde Pública, a formação e o funcionamento da EEUFBA, entre 1942 e 1960. | Início: 01 de fevereiro de 2023
Término: 30 de dezembro de 2023 |
30. APRENDIZAGEM DOCENTE EM HISTÓRIA: ESTUDO DE CASO. | HISTÓRIA | ADRIANA SILVA TELES BOUDOUX |
Traçar o perfil acadêmico e cultural dos estudantes da licenciatura em História do Campus XIV da UNEB. |
Início: 10 de agosto de 2023
Término: 08 de dezembro de 2023 |
31. AS MULHERES E O APOIO AO GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964 NO BRASIL (1962-1968) | HISTÓRIA | EDIANE LOPES DE SANTANA | Analisar o papel das mulheres na campanha de desestabilização do governo de João Goulart, e na legitimidade da Ditadura Militar instaurada, entre os anos de 1962 e1968. | Inicio: 01 de março de 2023
Término: 30 de Dezembro de 2023 |
32. O BRASIL E SEUS TRABALHADORES SOB A PERSPECTIVA EUROPEIA – SÉCULO XIX. | HISTÓRIA | RUTE ANDRADE CASTRO | Analisar relatos de viagem produzidos por europeus que visitaram o Brasil no século XIX e opinaram sobre os mundos do trabalho. | Início: 13 de março de 2023
Término: 22 de dezembro de 2023 |
33. OS EUROPEUS E OS MUNDOS DO TRABALHO – BAHIA, SÉCULO XIX | HISTÓRIA | RUTE ANDRADE CASTRO | Levantar, discutir e analisar a presença europeia na Bahia relacionada aos mundos do trabalho. | Início: 20 de março de 2023
Término: 20 de dezembro de 2023 |
34. “PLANTANDO E CONSOLIDANDO O EVANGELHO” NO(S) INTERIOR(ES) DA ÁFRICA: UMA ANÁLISE DAS MISSÕES BATISTAS BRASILEIRAS EM ANGOLA E GUINÉ-BISSAU (1976-2018) | HISTÓRIA | JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS | Traçar um perfil das missões batistas brasileiras para Angola, Moçambique e Senegal no período entre 1974 a 2018, enfatizado as estratégias da conversão dessas missões nas localidades distintas, observando as possíveis semelhanças e diferenças, bem como as mudanças no decorrer do tempo. E as estratégias utilizadas consoante ao gênero dos missionários. | Início: 02 de janeiro de 2023
Término: 31 de julho de 2023 |
35. A ESCRITA DA AUSÊNCIA NAS LITERATURAS PORTUGUESA E BRASILEIRA | LETRAS | ADRIANO EYSEN REGO | Desenvolver estudos crítico-teóricos acerca da escrita da ausência nas literaturas brasileira e portuguesa fundada na experiência da angústia do ser-no-mundo, da impossibilidade de adaptação ao real, da sensação da falta, do vazio, da incompreensão da existência e da permanente relação com a morte. Daí emerge a potencialidade da escrita numa tentativa desassossegada de preencher e/ou recuperar, pela linguagem ficcional, as diversas perdas ao longo das travessias do(a) escritor(a). |
Inicio: 05 de abril de 2023 Término: 20 de dezembro de 2023 |
36. NARRATIVAS INDÍGENAS N(D)O BRASIL CONTEMPORÂNEO | HISTÓRIA | MARINELIA SOUSA DA SILVA | Analisar narrativas de indígenas brasileiros publicadas em livros e disponibilizadas em vídeos no Youtube. |
Inicio: 24 de março de 2023 Término: 20 de dezembro de 2023 |
37. A ERA DA LATINIZAÇÃO ( BRASÕES BAIANOS, LEMAS LATINOS) | LETRAS | JOSE LUIS COSTA BULCÃO | Demonstrar a influência do antigo Império romano na civilização ocidental hodierna através do vasto legado cultural perpetuado pelo latim. |
Início: 13 de março de 2023 Término:29 de dezembro de 2023 |