Projetos – Pesquisa 2023

PROJETO DE PESQUISA – 2023

Projeto Área do conhecimento:

 

Coordenador (a) Objetivo geral Data de início/término
1.       COMPOSTANDO RESÍDUOS EM ADUBOS ORGÂNICOS: UMA ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL NO CAMPO  

 

 

 

AGRONOMIA

RISELY FERRAZ ALMEIDA O objetivo geral é gerenciar os resíduos produzido na área urbana e rural para produção de fertilizantes orgânicos, promovendo práticas que reduzem os resíduos enviados aos lixões e promovem a sustentabilidade no campo. Início: 18 de setembro de 2023

 

Término: 31 de dezembro de 2023

2.       CAMPUS CIENTÍFICO  

COMUNICAÇÃO

NISIA ALEJANDRA RIZZO DE AZEVEDO Mapear e divulgar a produção científica de discentes e docentes do campus XIV em canais próprios, em forma de jornalismo científico online, podcasts e materiais audiovisuais. Início: 01 de abril de 2023

Término: 31 de dezembro de 2023

 

3.       INVENTÁRIO DE FESTAS POPULARES EM CONCEIÇÃO DO COITÉ- VISIBILIDADES E  INVISIBILIDADES DE MANIFESTAÇÕES FESTIVAS

 

 

 

COMUNICAÇÃO

 

 

 

CLEIDIANA PATRICIA COSTA RAMOS

Realizar um inventário sobre as manifestações festivas ocorridas em Conceição do Coité, Bahia, sob o viés das teorias da comunicação, sobretudo a cibercultura, com apoio dos estudos em antropologias da festa e antropologia da imagem Início: 01 de março de 2023

 

Término:04 de junho de 2023

 

 

4.       EXPERIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DO TERRITÓRIO SO SISAL

 

 

 

 

COMUNICAÇÃO

 

 

 

MOISES DOS SANTOS VIANA

Assim esse projeto de pesquisa pretende investigar as experiência, performances e estéticas da comunicação e suas relações sociais, especificamente os sujeitos sociais das comunidades do Território do Sisal.  

 

 

Início: 01 de março de 2023

Término: 20 de dezembro de 2023

5.       EXPERIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: ASPECTOS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO  

 

COMUNICAÇÃO

 

MOISES DOS SANTOS VIANA

Analisar como se caracterizam os sistemas de inovação nas experiências da comunicação em ecossistemas de produção artesanal desenvolvidos no território do sisal. Início: 21 de agosto de 2023

Término: 31 de dezembro de 2023

6.       PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERCULTURAL PARA AULA DE LÍNGUA INGLESA: O FOCO NA PRÁTICA LETRAS FERNANDO DA CONCEIÇÃO SODRÉ Produzir material didático intercultural para aulas de língua inglesa que possam ser usados, sobretudo, nas escolas públicas da região sisaleira.  

Início: 20 de abril de 2023

Término: 12 de dezembro de 2023

7.       AUTORIA FEMININA NA BAHIA: OLHARES LETRAS LÍLIAN ALMEIDA DE OLIVEIRA LIMA Fazer o exercício intelectual de ampliar e descentrar o olhar em diversificadas direções que permitam compreender o multifacetado cenário de produção literária de autoria feminina a partir da Bahia, bem como as representações construídas em suas obras, as quais constituem por si mesmas uma fissura nos modelos hegemônicos há muito estabelecidos, é o objetivo geral deste projeto. Início: 13 de março de 2023

Término: 20 de dezembro de 2023

8.       LIVRO – POÉTICAS D’ EN.CRUZ.ILHADA: LITERATURAS BAIANAS LETRAS  

LÍLIAN ALMEIDA DE OLIVEIRA LIMA

 

Organização de um livro sobre Literaturas baianas Início: 01 de fevereiro de 2023

 

Término: 30 de junho  de 2023

9.       CARTOGRAFIA DOS MOVIMENTOS DE EXTENSÃO DA UNEB EDUCAÇÃO ROSANE MEIRE VIEIRA DE JESUS Compreender, através da cartografia, como a extensão universitária tem sido operada política e conceitualmente nos projetos extensionistas e seus respectivos relatórios, da UNEB, entre 2018 e 2021, na desconstrução de discursividades que possibilitem articular, interpelar, deslocar, legitimar e/ou contestar sentidos e lógicas que circulam neste campo social da extensão universitária. Início: 01 de setembro de 2023

 

 

Término: 31 de dezembro de 2023

10.   CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA POLÍTICA PÚBLICA NO AMBITO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER) PARA A AGRICULTURA FAMILIAR – EXECUTADO NOS ANOS DE 2015 A 2021 NO TERRITÓRIO DO SISAL EDUCAÇÃO MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA Identificar as contribuições e limites da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a Agricultura Familiar no Território do Sisal, com vistas ao levantamento das ações que têm subsidiado a agricultura familiar para o desenvolvimento da produção e comercialização, no período de 2015 a 2021. Diante da égide do Materialismo Histórico Dialético, deve-se assumir um compromisso ético de se discorrer sobre a conjuntura política e social, para além do conhecimento teórico-científico – negar concepção de neutralidade da ciência e enfrentar a mercantilização do conhecimento científico pela classe dominante, tornando-o instrumento de enfrentamento na luta contra-hegemônica, em favor da luta social camponesa. Início: 01 de setembro de 2023

 

 

Término: 30 de dezembro de 2023

11.   ESCOLA, FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE GESTÃO, NO CONTEXTO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO SISAL EDUCAÇÃO MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA Analisar concepções, práticas escolares e de gestão, perspectivas formativas no âmbito da escola (na cidade e no campo) e da organização do trabalho pedagógico, com vistas à caracterização da instituição escolar, dos processos formativos, da organização do trabalho pedagógico e da gestão, no contexto social do território de identidade do sisal. Início: 31 de janeiro de 2021

Término:01 de dezembro de 2021

12.   FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PSICOLÓGICOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL HUMANITÁRIA: A HEAUTOGNOSE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DA (TRANS)FORMAÇÃO DO SUJEITO APRENDENTE EDUCAÇÃO IVANA LIBERTADOIRA BORGES CARNEIRO  

Refletir sobre a necessidade de uma educação integral humanitária que busque desenvolver o sujeito considerando sua condição de ratio, pathos, psyche, libertas.

Início: 01 de setembro de 2023

 

Término: 14 de dezembro de 2023

 

13.   POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA E NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL, EM PARTICULAR – UMA ANÁLISE SOBRE O PROPOSTO E O EXECUTADO NOS ANOS DE 2015 A 2021 EDUCAÇÃO MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA Analisar as Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, com vistas ao levantamento das políticas que têm subsidiado a produção da Agricultura Familiar, bem como os limites que se apresentam para o pleno desenvolvimento da produção e comercialização dos pequenos agricultores familiares, no período de 2015 a 2021, tanto no Estado da Bahia, como no Território de Identidade do Sisal em particular. A ação do Estado para atendimento aos pequenos agricultores têm se efetivado, principalmente, pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional Alimentação Escolar (PENAE), Programa Nacional de Assistência Técnica de Extensão Rural (PRONATER). Por conseguinte, justifica-se analisar as políticas públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia. Interessa-nos, sobremaneira, a partir das construções e execuções de políticas públicas, investigar se as referidas políticas foram capazes de dimensionar materialmente as contradições e desigualdades existentes pela exploração do capital, da realidade das comunidades camponesas, ou não foram suficientes para responder adequadamente aos interesses destas comunidades. Início: 01 de setembro de 2023

 

 

Término: 29 de dezembro de 2023

14.   REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA, SEU ALCANCE DE ATENDIMENTO A PEQUENOS AGRICULTORES FAMILIARES E LIMITES CORRESPONDENTES NO PERÍODO DE 2015 A 2021 EDUCAÇÃO MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA  

 

Compreender o conteúdo e forma das Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, com vistas a o levantamento das políticas que têm subsidiado a produção da Agricultura Familiar, bem como os limites que se apresentam para o pleno desenvolvimento da produção e comercialização dos (as) pequenos (as) agricultores (as) familiares, no período de 2015 a 2021

Início: 01 de setembro de 2023

 

 

 

 

Término: 30 de dezembro de 2023

15.   O IMPACTO DO PAA PARA A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL, NO PERÍODO DE 2015 A 2021 EDUCAÇÃO MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA Analisar a Política Pública do PAA para o desenvolvimento do Estado da Bahia, com vistas ao levantamento de dados desta política especifica que têm subsidiado a produção da Agricultura Familiar, bem como os limites e os impactos que se apresentam para o pleno desenvolvimento da produção e comercialização dos pequenos agricultores familiares, no período de 2015 a 2021, tanto no Estado da Bahia, como no Território de Identidade do Sisal em particular. Início: 01 de setembro de 2023

 

 

 

 

Término: 30 de dezembro de 2023

16.   COMBINAMOS DE “ESCREVIVER ”! FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULOS E NARRATIVAS NEGRAS

 

EDUCAÇÃO IRIS VERENA SANTOS DE OLIVEIRA Constituir uma rede colaborativa de profissionais da educação, como tecnologia social para o combate ao racismo institucional nas escolas brasileiras, com o intuito de estimular a discentes na construção/visibilização de práticas curriculares, tornando-as espaços para o acesso e a produção de escrevivências tratadas como metodologia de ensino, no enfrentamento ao genocídio e encarceramento em massa de jovens negros no Brasil. Início: 01 de fevereiro de 2023

Término:01 de dezembro de 2023

17.   SER PROFESSOR DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EDUCAÇÃO ANDRE LUIZ SIMOES PEDREIRA Compreender como a formação filosófica em sua dimensão pedagógica é trabalhada na formação de professores, na perspectiva das concepções defendidas por professores formadores que ensinam Filosofia na Pedagogia. Início: 01 de março de 2023

 

Término: 01 de dezembro de 2023

18.   LIVRO DO OBEDUCS OBSERVATÓRIODA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TERRITÓRIO DO SISAL ADMINISTRAÇÃO ILZIMAR GLORIA FERREIRA OLIVEIRA Efetivar o compromisso do OBEDUCS de dar visibilidade, promover, orientar, realizar e publicar estudos e pesquisas que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas à Educação Básica da Região, em observância ao que reza o seu Regimento. Início: 01 de março de 2021

Término:30 de dezembro de 2021

19.   ESTUDO DE TABUS LINGUÍSTICOS SOB O APORTE TEÓRICO DA SEMÂNTICA COGNITIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL LINGUÍSTICA NEILA MARIA OLIVEIRA SANTANA Tem-se por objetivo geral, nesta pesquisa, identificar e estudar tabus linguísticos dos campos da religião, da homossexualidade, da doença, do palavrão, do sexo, entre outros, em diferentes gêneros textuais escritos nos séculos XIX, XX e XXI, visando compreender como a cognição, o conhecimento linguístico, o conhecimento cultural, o conhecimento enciclopédico se entrelaçam no estudo da significação e como processos semânticos, tão comuns na vida cotidiana, a exemplo da metáfora, da metonímia e por transformações de esquemas de imagens, dentre outros, refletem a maneira como o ser humano concebe a vida e o mundo que o cerca. Inicio: 01 de março de 2023

Termino: 31 de Dezembro de 2023

20.   CONCEPTUALIZAÇÕES METAFÓRICAS EM TEXTOS DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA LINGUÍSTICA COGNITIVA LINGUÍSTICA NEILA MARIA OLIVEIRA SANTANA Realizar projetos conjuntos sobre conceptualizações (metafóricas e metonímicas) identificadas em espanhol e em português, através de parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidad Nacional de Córdoba (UNC) Início: 01 de fevereiro de 2023

 

Término: 31 de dezembro de 2023

21.   CONSTRUÇÕES PARENTÉTICAS EPISTÊMICAS EM VARIEDADES DO PORTUGUÊS: VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA CRISTINA DOS SANTOS CARVALHO Este projeto de pesquisa, tendo em vista a sua temática, sua finalidade e o corpus da pesquisa, está vinculado ao grupo de pesquisa “Fala e contexto no português brasileiro – GCONPORT”, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao integrar a proposta desse grupo de pesquisa, busca-se, com este projeto, ampliar as pesquisas sobre variação e mudança linguísticas realizadas sob a perspectiva sociofuncionalista a partir de dados empíricos do português. O foco de atenção recai no exame de parentéticos epistêmicos verbais instanciados, de um lado, por (EU) CREIO (QUE), (EU) ACHO (QUE), (EU) PENSO (QUE), (EU) SUPONHO (QUE) etc e, do outro, por CREIO EU, ACHO EU, PENSO EU, SUPONHO EU etc. Assim, o projeto tem como objetivo geral analisar as construções parentéticas epistêmicas verbais, seus tipos, suas configurações formais e suas funções semântico-pragmáticas nas variedades brasileiras, europeias e africanas do português. Inicio: 01 de janeiro de 2023

Termino: 31 de janeiro de 2023

22.   I ENCONTRO EM EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE DO CAMPUS XIV EDUCAÇÃO JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO Difundir a produção científica em educação e espiritualidade no campus XIV da UNEB e em outras instâncias de pesquisa. Início: 29 de maio de 2023

Término: 01 de junho de 2023

23.   EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE EDUCAÇÃO JOSÉ ERNANE CARNEIRO CARVALHO FILHO Identificar os programas de pós-graduação em lato senso e stricto senso que tenha como linha de pesquisa educação e espiritualidade.  

Início: 01 de março de 2023

Término: 31 de dezembro de 2023

 

24.   ESCOLA, FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO – PROBLEMATIZANDO CONCEPÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DE GESTÃO, NO CONTEXTO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO SISAL EDUCAÇÃO MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA Analisar concepções, práticas escolares e de gestão, perspectivas formativas no âmbito da escola (na cidade e no campo) e da organização do trabalho pedagógico, com vistas à caracterização da instituição escolar, dos processos formativos, da organização do trabalho pedagógico e da gestão, no contexto social do território de identidade do sisal Início: 21 de março de 2023

 

 

Término: 20 de dezembro de 2023

25.   ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA DO CAMPUS XIV DA UNEB: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS EDUCAÇÃO JOSELITA ALVES DE MIRANDA Analisar a organização curricular do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa do campus XIV da UNEB, desde a sua implantação até os dias atuais, verificando as alterações realizadas durante esse período. Início: 01 de março de 2021

Término: 20 de dezembro de 2021

26.   (RE)VELANDO “ARQUIVOS”- LITERATURAS E OUTRAS POÉTICAS TRANSNACIONAIS POSSÍVEIS: INVESTIGAÇÃO, REGISTRO E ESTUDO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICOS/CULTURAIS  

LETRAS

 

ANDREA DO NASCIMENTO MASCARENHAS SILVA

Identificar, (re) conhecer e estudar epistemologias, antropologias, geografias e [trans] textualidades subjetivas que, possam se fazer presentes e dadas à leitura em textos vários – da arte, da literatura, da cultural, com vistas a formatar/modelar arquivos alternativos para além do plano bibliográfico, em perspectiva tradutória e Intersemiótica (dos macro territórios aos territórios locais). Início: 01 de março de 2023

Término: 15 de dezembro de 2023

27.   (DES)LOCAMENTOS: RETRATOS DA LITERATURA BAIANA CONTEMPORÂNEA LETRAS ANDREA DO NASCIMENTO MASCARENHAS Pesquisar o romance publicado por editoras baianas entre os anos 2000-2014, analisando essa produção literária e seu contexto sócio-histórico-cultural, de modo a construir um panorama da ficção baiana e contribuir para uma mais extensa compreensão do campo literário. Início: 01 de fevereiro de 2021

Término:01 de dezembro de 2021

 

 

 

 

28.   SISÁLIDA – EDITORA CARTONERA UNIVERSITÁRIA

 

 

 

 

 

LETRAS

 

 

 

 

 

ANDREA DO NASCIMENTO MASCARENHAS

Constituir um ambiente de criação de livros ecológicos, de editoração e de artesanias em torno do objeto livro, com vistas a somar com a tônica maior da universidade, ao lado das ações de ensino aprendizagem, que é a construção de conhecimentos e saberes socialmente referenciados e relevantes para as comunidades universitária e externa ao Campus. Início: 15 de março de 2023

 

 

Término: 15 de dezembro de 2023

29.   A ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E SUAS CONEXÕES INTERNACIONAIS (1942-1960) HISTÓRIA  

RICARDO DOS SANTOS BATISTA

Analisar a relação entre o Serviço Especial de Saúde Pública, a formação e o funcionamento da EEUFBA, entre 1942 e 1960. Início: 01  de fevereiro de 2023

 

Término:  30 de dezembro de 2023

30.   APRENDIZAGEM DOCENTE EM HISTÓRIA: ESTUDO DE CASO.           HISTÓRIA ADRIANA SILVA TELES BOUDOUX  

Traçar o perfil acadêmico e cultural dos estudantes da licenciatura em História do Campus XIV da UNEB.

Início: 10 de agosto de 2023

 

Término: 08 de dezembro de 2023

31.   AS MULHERES E O APOIO AO GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964 NO BRASIL (1962-1968) HISTÓRIA EDIANE LOPES DE SANTANA Analisar o papel das mulheres na campanha de desestabilização do governo de João Goulart, e na legitimidade da Ditadura Militar instaurada, entre os anos de 1962 e1968. Inicio: 01 de março de 2023

Término: 30 de Dezembro de 2023

32.   O BRASIL E SEUS TRABALHADORES SOB A PERSPECTIVA EUROPEIA – SÉCULO XIX. HISTÓRIA RUTE ANDRADE CASTRO Analisar relatos de viagem produzidos por europeus que visitaram o Brasil no século XIX e opinaram sobre os mundos do trabalho. Início: 13 de março de 2023

 

Término: 22 de dezembro de 2023

33.   OS EUROPEUS E OS MUNDOS DO TRABALHO – BAHIA, SÉCULO XIX HISTÓRIA RUTE ANDRADE CASTRO Levantar, discutir e analisar a presença europeia na Bahia relacionada aos mundos do trabalho. Início: 20 de março de 2023

Término: 20 de dezembro de 2023

34.   “PLANTANDO E CONSOLIDANDO O EVANGELHO” NO(S) INTERIOR(ES) DA ÁFRICA: UMA ANÁLISE DAS MISSÕES BATISTAS BRASILEIRAS EM ANGOLA E GUINÉ-BISSAU (1976-2018) HISTÓRIA JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS Traçar um perfil das missões batistas brasileiras para Angola, Moçambique e Senegal no período entre 1974 a 2018, enfatizado as estratégias da conversão dessas missões nas localidades distintas, observando as possíveis semelhanças e diferenças, bem como as mudanças no decorrer do tempo. E as estratégias utilizadas consoante ao gênero dos missionários. Início: 02 de janeiro de 2023

Término: 31 de julho de 2023

35.   A ESCRITA DA AUSÊNCIA NAS LITERATURAS PORTUGUESA E BRASILEIRA LETRAS ADRIANO EYSEN REGO Desenvolver estudos crítico-teóricos acerca da escrita da ausência nas literaturas brasileira e portuguesa fundada na experiência da angústia do ser-no-mundo, da impossibilidade de adaptação ao real, da sensação da falta, do vazio, da incompreensão da existência e da permanente relação com a morte. Daí emerge a potencialidade da escrita numa tentativa desassossegada de preencher e/ou recuperar, pela linguagem ficcional, as diversas perdas ao longo das travessias do(a) escritor(a).  

Inicio: 05 de abril de 2023

Término: 20 de dezembro de 2023

36.   NARRATIVAS INDÍGENAS N(D)O BRASIL CONTEMPORÂNEO HISTÓRIA MARINELIA SOUSA DA SILVA Analisar narrativas de indígenas brasileiros publicadas em livros e disponibilizadas em vídeos no Youtube.  

Inicio: 24 de março de 2023

Término: 20 de dezembro de 2023

37.   A ERA DA LATINIZAÇÃO ( BRASÕES BAIANOS, LEMAS LATINOS) LETRAS JOSE LUIS COSTA BULCÃO Demonstrar a influência do antigo Império romano na civilização ocidental hodierna através do vasto legado cultural perpetuado pelo latim.  

Início: 13 de março de 2023

Término:29 de dezembro de 2023